Higiene mental

Higiene Mental

 

 

O que é Higiene mental?

Higiene mental é a área da saúde que tem como foco a defesa da saúde mental, com normas onde os objetivos são os cuidados com as doenças que afetam a mente. Evitando conflitos sociais, doenças psicossomáticas, neuroses, depressões e qualquer outro distúrbio mental.

É considerada também o conjunto de ações que permitem um equilíbrio com o seu ambiente sociocultural. Estas ações tentam prevenir o surgimento de comportamentos que não se adaptem ao funcionamento social e garantam  a pessoa um boa saúde mental.

Para uma higiene mental adequada basta pensar positivo, cuidar da auto-estima, estimular a mente, praticar exercício físico, alimentar-se corretamente, manter relacionamentos sociais saudáveis e etc. Assim o ser humano entrará em equilíbrio e terá mais interação com outras pessoas de forma mais saudável.

Você já reparou que quando pensamos positivamente, agimos melhor, gozamos de mais saúde e somos mais felizes? Até os nossos sentidos trabalham melhor, pois a memória fica mais aguçada e a tensão mental se desfaz quando somos positivistas.

Nossos órgãos como o estômago, o fígado e o coração, por exemplo, tem uma funcionalidade melhorada quando estamos felizes. É importante ter em conta que a ausência de distúrbios mentais (como a esquizofrenia ou a psicose) não significa obrigatoriamente que a pessoa tenha uma higiene mental adequada.

A higiene mental é tão importante quanto a corporal – caso tenha interesse em ler informações sobre higiene corporal leia o artigo: Hábitos de higiene corporal: 5 dicas recomendadas pela Anvisa.

A higiene mental é uma das chaves para o sucesso!

A sociedade deve preocupar-se em criar um ambiente propício para que todos se encontrem em equilíbrio.

Não precisamos observar atentamente para percebermos que na grande maioria das vezes, um pensamento negativo e/ou inseguro fugirá de nosso controle, formando uma incontrolável onda mental crescente.

Felizmente, para controlar esta situação, a higiene mental possui algumas diretrizes, são elas: normas para manutenção da saúde mental; comportamentos para prevenção de doenças mentais e disfunções congênitas; aprimoramento da terapêutica e cuidados atribuídos a pacientes mentais; auxílio aos indivíduos necessitados para ajudá-los na integração na sociedade e no contexto laboral; aumento da conscientização da comunidade em relação a conflitos psíquicos no âmbito da economia, criminalidade, educação e comportamento humano.

Esses axiomas, citados acima, foram criados por Clifford Whittingham Beers (considerado o fundador do movimento americano de higiene mental e presidente honorário da Federação Mundial para Saúde Mental) e Adolf Meyer (psiquiatra suíço), eles serviram de fundamento para o desenvolvimento da higiene mental.

Uma curiosidade sobre o o sr. Beers é que ele possuía distúrbios mentais ao ponto de tentar suicídio e depois de várias internações em instituições psiquiátricas, escreveu a obra autobiográfica A Mind That Found Itself, relatando os diversos abusos que sofreu nessas instituições.

Clifford Whittingham Beers e Adolf Meyer
Clifford Whittingham Beers e Adolf Meyer

Bom, as medidas propostas pela higiene mental devem ser feitas através da assistência social e incentivo da profilaxia de doenças mentais. Existem algumas organizações que se ocupam em ajudar a ter uma boa higiene mental, algumas nacionais, como a Liga Brasileira de Higiene Mental, e internacionais, como a Mental Health Organization, a UNICEF e a UNESCO.

Há pessoas que não se preocupam com o modo de pensar e por isso sofrem muito.

felicidade

Agora conheçam 22 dicas práticas para evitar pensamentos negativos:

  1. Ler livros que goste;
  2. Praticar esportes;
  3. Passear, fazer excursões e acampamentos;
  4. Assistir filmes, teatros que condizem com sua idade;
  5. Entreter-se com jogos educativos;
  6. Descanso;
  7. Ouvir música;
  8. Cuidar do meio ambiente;
  9. Fazer amizades (de preferência off-line);
  10. Respeitar o próximo;
  11. Ter atitudes e pensamentos culturalmente bons;
  12. Auto-estima;
  13. Enfrente situações ao seu alcance;
  14. Relaxe;
  15. Medite;
  16. Alimente-se bem;
  17. Durma bem;
  18. Anote os aspectos positivos e negativos do dia para amanhã fazer melhor;
  19. Desfrute dos bons momentos, mesmo que sejam pequenos;
  20. Não use drogas;
  21. Durma;
  22. Seja grata(o).

Importante: A saúde mental de um indivíduo reflete-se no seu comportamento diário e está associada à capacidade para gerir os seus receios e as suas angústias, controlar a ansiedade, enfrentar as dificuldades e aliviar as tensões. Quanto mais rápido perceber que está construindo a bola de neve mental negativa, mais fácil será para interrompê-la.

Se tivermos hábitos de higiene mental adequados, podemos prevenir várias doenças e transtornos que têm raiz nos nos nossos medos, ansiedades, representações.

Então, avaliando friamente, podemos perceber que temos atualmente mais tempo livre e recursos que nossos ancestrais para praticarmos a higiene mental. Por exemplo: somos mais nutridos, temos menos esforços físicos nos trabalhos, mais recursos em saúde, máquinas facilitadoras como a de lavar roupas, mais educação, menos filhos, etc… esses poucos itens nos deveriam dar menos stress e tempo ocioso, porém acontece o oposto.

Por quê? Porque existem falsas necessidades que nos tomam esse tempo valioso, como o consumismo desenfreado. E sem contar a poluição e a natureza cada vez mais distante de nós. Leia também: Dicas para uma vida mais saudável

Parafraseando Osho: “…Mesmo que sejam pequenas mudanças na forma como você tem vivido, mesmo que sejam mudanças em sua forma de andar, de falar. Mude, e perceberá que a mente está perdendo o controle sobre você – você está se tornando um pouco mais livre…”

E para finalizar, mais links sobre o assunto:


Se você gostou desse artigo, clique em algum dos ícones de compartilhamento abaixo para ajudar a divulgá-lo.
:)

Contato

Diego Lopes

Técnico em Enfermagem em Site
Formado em Técnico em Enfermagem com eixo tecnológico em ambiente e saúde.
Qualificação profissional em APH - Atendimento Pré-Hospitalar na qualidade de aluno.
Certificado de Honra ao mérito do Coren-RS como aluno que apresentou o melhor desempenho no curso.
Escritor nas horas vagas e fundador do site www.tecnicoemenfermagem.net.br.
Contato

Últimos posts por Diego Lopes (exibir todos)

Compartilhe:

One thought on “Higiene Mental

  1. Muito bom, fiz a minha lista de dicas para evitar pensamentos negativos e inclui:
    * Sorria
    *Perdoe
    *Faço aos outros aquilo que gostaria que o fizessem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *