Definição de saúde

 

A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano e pode ser definida como o estado normal de funcionamento do nosso corpo ou apenas, qualidade de vida. Ou seja, é muito mais que simplesmente a ausência de doença.

Claro que são diversos fatores que proporcionam a normalidade deste funcionamento, como: condições sociais, econômicas, ambientais, históricas, físicas, genética, mentais e também, de nosso livre arbítrio diário ao escolher o estilo de vida, alimentação e comportamentos.

Christopher Boorse definiu em 1977 a saúde como “a simples ausência de doença”. Em 1981, Leon Kass definiu saúde como: “o bem-funcionar de um organismo como um todo”, ou seja, o bem-estar mental está incluso. E mais recentemente Lennart Nordenfelt, definiu em 2001, da seguinte forma: “a saúde como um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias”.

Logo após a sua criação, a Organização Mundial da Saúde precisava definir o termo “saúde”. E para isto alguns fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc, deveriam estar englobados.

Surgindo assim a definição de que a saúde é: um estado de completo bem-estar físico, mental e social. E não consistindo apenas na ausência de doença ou de enfermidade como já havíamos comentado.

Essa definição adotada pela OMS é alvo de críticas, desde então. Afinal, definir a saúde como um estado de completo bem-estar faz com que seja algo inatingível, e assim torna-se impossível usá-la como meta nos serviços de saúde.

Por outro lado, esta mesma definição é útil como um horizonte para os serviços de saúde para estimular a priorização das ações.

Em fato, o ambiente físico é talvez o fator mais importante que deve ser considerado na classificação do estado de saúde de um indivíduo. Isso inclui fatores como água e ar limpos, casas, comunidades e estradas seguras, todos contribuindo para a boa saúde.

Alguns estudos mostram que a falta de espaços de lazer, no bairro, que inclua o ambiente natural conduz a níveis mais baixos de satisfação e mais elevados de obesidade e, portanto, menor bem-estar geral.

Por isso, os benefícios psicológicos positivos do espaço natural em aglomerações urbanas devem ser levados em conta nas políticas públicas e de uso da terra.

• As pessoas podem melhorar sua saúde através de exercício, sono suficiente, mantendo um peso saudável, limitando o uso de álcool e evitando fumar.
• Um dos principais fatores ambientais que afetam a saúde é a qualidade da água, especialmente para a saúde dos lactentes e das crianças em países em desenvolvimento.

A OMS reconhece que a cada unidade monetária (dólar, euro, real, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações necessitadas.

É importante saber que

A saúde está definida na Constituição Federal como dever do Estado e um direito garantido para todos. Assim como está garantido que as ações e serviços públicos de saúde são responsabilidade do sistema único de Saúde (SUS) e que cabe a este órgão federal realizar a vigilância sanitária.

Missão

A missão da vigilância sanitária é proteger e promover a saúde, fazendo com que os ambientes em que vivemos e os produtos e serviços oferecidos sejam seguros e com qualidade.

Objetivo

A eliminação, diminuição e/ou prevenção dos riscos sanitários, evitando incapacidades e doenças é o objetivo da vigilância.

Dever

E a vigilância tem como dever criar norma, orientar e controlar a fabricação, a venda e o consumo de produtos e a prestação de serviços que, de alguma forma, possam afetar a saúde das pessoas.

Se você gostou desse artigo sobre a definição de saúde, clique em algum dos ícones de compartilhamento abaixo para ajudar a divulgá-lo. 🙂

E para finalizar, mais links sobre o assunto:

 

Se você gostou desse artigo, clique em algum dos ícones de compartilhamento abaixo para ajudar a divulgá-lo.
:)

[views]

Contato

Diego Lopes

Técnico em Enfermagem em Site
Formado em Técnico em Enfermagem com eixo tecnológico em ambiente e saúde.
Qualificação profissional em APH - Atendimento Pré-Hospitalar na qualidade de aluno.
Certificado de Honra ao mérito do Coren-RS como aluno que apresentou o melhor desempenho no curso.
Escritor nas horas vagas e fundador do site www.tecnicoemenfermagem.net.br.
Contato

Últimos posts por Diego Lopes (exibir todos)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *